sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

No ônibus...

Outro dia, eu estava no ônibus, além daquele delicioso enjoo que sempre está presente - nesses minutos intermináveis - sentada no último banco, parecendo uma pipoca.
Fui surpreendida, me dei conta de que estava perdida- que novidade! - precisava perguntar para alguma pessoa, onde é que estávamos?!
Minhas opções se resumiam à: Uma moça bem nova, bonita e com ar de esnobe, ao meu lado. Na minha frente, uma senhora que parecia bem ocupada lendo - o que me admirou muito, não o fato dela ler e sim o fato dela ler no ônibus, mais especificamente na parte do fundo do ônibus- além de que não parecia saber precisamente aonde estava. Mais a frente um rapaz, que não parava de paquerar a moça do meu lado. E ao lado desse rapaz, um jovem senhor, muito moderno - ouvindo música, com cabelos longos e brancos- e um olhar distraído.
Dentre essas pessoas, arrisquei perguntar ao jovem senhor:
- Olá, o senhor sabe aonde estamos, e qual é o ponto final do ônibus?
Com uma expressão muito simpática, ele me respondeu, calmamente:
- Querida, estamos na Av. das Olivas, e o ponto final é logo na esquina.
Me sentindo uma tola, virei para ele e agradeci gentilmente, e ele na mesma hora, como um ato involuntário, se virou para mim e disse:
- Nossa, não vejo um sorriso há tempos. Sabe, atualmente é bem difícil encontrar alguém que consiga sorrir. As pessoas só pensam em tristezas e problemas, problemas, problemas. A vida já é tão cheia de tudo, que se as pessoas sorrisem o tudo ficaria bem mais fácil.
Antes que eu pudesse responder, a porta do ônibus se abriu e o jovem senhor desceu.

Naquele dia, me senti tão humana, que seria capaz de ligar para a primeira pessoa da "Lista Telefônica" para lhe desejar um bom dia.

5 comentários:

  1. Não há discordias que não se resolvam com sorrisos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente até mesmo um 'bom dia' 'boa tarde' ou 'boa noite' são um gesto simples, mas com um poder incrível de cativar as pessoas. É sempre bom encontrar pessoas como vc q sejam alegres, bonitas e inteligentes xD

    bjaum

    ResponderExcluir
  3. Caramba chata, tava olhando meus "Favoritos" e não me lembrava o que era esse "sempre me chamam de arteira" ahuhuahu. Aí entrei. =X

    --
    Mas então, normal isso acontecer. Vivemos num mundo onde o medo controla as pessoas. Digamos que 95% das pessoas vivem com medo da violência e do caos urbano em geral. Não sabem se voltam pra casa, não confiam nas pessoas, se confiam é sempre desconfiando, o que torna as relações mais distantes.

    As pessoas acabam se acostumando com a frieza, e por isso quando alguém "desconhecido" abre um sorriso, logo vem a surpresa.

    ResponderExcluir
  4. Caroool!
    realmente andamos em sintonia, não?
    Acabei de fazer um blog tb... mas ta "em construção" ainda: myrealfiction.blogspot.com

    sabe oq é engraçado?
    todo mundo sempre me conta de conversas estranhas q tiveram no onibus. eu acho q NUNCA ngm falou comigo no onibus o.O
    acho q até minha cara ja diz q sou mal-humorada, sei la

    até o velhinho percebeu sua doçura naquelas segundos q deve ter olhado pra vc!

    ResponderExcluir